- Trata-se de um projeto COPIA, portanto é importante fazer modificações nele antes de fazer a Postagem
- Possui todos os passos desenvolvidos
- Não tem direito a correções gratuitamente
- Download imediato
- Formatado de Acordo com as Normas ABNT
|
CURSO: |
|
PEDAGOGIA - LICENCIATURA |
|
COMPONENTE CURRICULAR: |
|
PROJETO DE EXTENSÃO I - PEDAGOGIA |
|
PROGRAMA DE EXTENSÃO: |
|
PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO. |
|
|
|
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: |
|
Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia - Licenciatura, tem a missão de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e potencializar a geração de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas educacionais e ensino. Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros. |
|
COMPETÊNCIAS: |
|
I - Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e filosóficos; II - Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais; III - Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos. |
|
PERFIL DO EGRESSO: |
|
O perfil do egresso do curso de Pedagogia - Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. |
|
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): |
|
Planejamento e organização |
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: |
|
O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Pedagogia - Licenciatura está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos. |
|
CONTEÚDOS: |
|
I - Tecnologias e inovações em educação; II - Educação inclusiva e valorização da diversidade; III - Didática, planejamento e avaliação; IV - Políticas educacionais e ensino. |
|
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: |
|
TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018. CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A, 2021. TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus, 2020. SANT'ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014. CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2020. |
| 1 x de R$55,00 sem juros | Total R$55,00 | |
| 2 x de R$27,50 sem juros | Total R$55,00 | |
| 3 x de R$20,48 | Total R$61,44 | |
| 4 x de R$15,52 | Total R$62,06 | |
| 5 x de R$12,53 | Total R$62,66 | |
| 6 x de R$10,50 | Total R$62,99 | |
| 7 x de R$9,02 | Total R$63,11 | |
| 8 x de R$7,96 | Total R$63,70 | |
| 9 x de R$7,12 | Total R$64,10 | |
| 10 x de R$6,43 | Total R$64,33 | |
| 11 x de R$5,90 | Total R$64,91 | |
| 12 x de R$5,43 | Total R$65,11 |
